Em 1818, JACOTÓT descobre, por acaso, que para aprender não é necessário a explicação, que ao contrário, a explicação emudece a matéria dada. Essa descoberta revoluciona sua forma de pensar e o faz propor um método emancipador, onde o mestre é ignorante. No Brasil, na década de 60, FREIRE destaca-se com a sua proposta de educação voltada para a formação de consciência, uma educação libertadora capaz de politizar o indíviduo tornando-o sujeito de sua própria história. Estas duas propostas metodológicas podem contribuir muito para fundamentar a concepção de educação em EAD.
Meninas sábias
VER ARTIGO
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
A METODOLOGIA DE LACAN
Lacan faz uma crítica ao tipo de mestria socrática e, analisando o pensamento freudiano, parte do princípio que o inconsciente é o lugar do pensamento e se estrutura como a linguagem. Isso significa que o homem nasce pela linguagem. Para ele “nós entramos nesse campo do saber por uma experiência única que consiste em simplesmente se fazer analisar”. Portanto, para ele, o mestre é o inconsciente. Lacan oferece então, um outro modelo de ensino e aprendizagem, o CARTEL, que pode contribuir com a EAD.
Meninas sábias
VER ARTIGO
Meninas sábias
VER ARTIGO
SOCRATES NA METODOLOGIA EAD
Analisamos a postura de Sócrates como mestre que se coloca no patamar de igualdade diante de seu aprendiz para levá-lo ao conhecimento verdadeiro que só o aprendiz pode buscar. No método socrático, o professor não ensina, pois não se pode ensinar algo que o outro já não saiba. Neste contexto a figura do mestre como detentor do saber não leva ao conhecimento, pois o conhecimento para Sócrates começa a se desenhar quando admitimos a nossa ignorância e partir daí nos colocamos a serviço da nossa razão para a busca do nosso saber. Para a EAD, essa metodologia vai de encontro com suas práticas educacionais, pois propõe a seu aluno um despertar para a conquista de seu conhecimento.
Meninas sábias
VER ARTIGO
Meninas sábias
VER ARTIGO
OS SOFISTAS
O texto fala da mestria sofista cuja preocupação era transmitir conhecimentos, convencer as pessoas e ampliar as possibilidades da vida em sociedade. Eram os donos do saber e não se preocupavam com a verdade, mas com a opinião, o maior objetivo era criar consenso e adesão através do convencimento.
Meninas sábias
VER ARTIGO
Meninas sábias
VER ARTIGO
Assinar:
Comentários (Atom)